sábado, 15 de novembro de 2008

Blog dá dinheiro?


O criador do WordPress diz que não,
“Ter um blog não dá lucro".
A pessoa faz por paixão”. Com 24 anos, o norte-americano Matt Mullenweg ficou milionário justamente por causa dos tais blogs. Só que não como autor de um deles, mas por ter criado o WordPress, o serviço de hospedagem e criação de diários virtuais que mais cresce no mundo.

Mas ele afirma que ideias simples pode torna reles mortais em milionários, como foi o caso dele e de Mark Zuckerberg, do Facebook. Em 2003, era só um blogueiro. Os blogs já existiam há cinco anos, mas Matt não estava satisfeito com o seu.
“Não era bom de programação e continuo não sendo. Mas, se precisasse de um campo de comentários, tinha de me virar para fazer um.”.

O Blogger, aliás, já existia e tinha como característica a facilidade de criar blogs utilizando o serviço. Sem abrir mão disso, Matt queria desenvolver uma alternativa que fosse mais completa, com mais ferramentas. Entre outras inovações, o WordPress permitiu a instalação de aplicativos, como tocadores de música e integração com o Flickr, nos blogs.

“Os blogs ainda estão começando. Há 20 milhões de blogs ativos no mundo, um porcentual ainda pequeno da população do planeta. Nem todos irão blogar, pois ter um blog exige tempo. Mas, à medida que a web se popularizar, deve chegar a 25% da população.”

Mas a maioria bloga “por paixão”.
“Com o Adsense (publicidade do Google), muitos blogs famosos ganham uns US$ 40 por mês. Não dá para largar o emprego. As pessoas têm de escrever porque gostam. Esses são os melhores blogs.”.

O que não deve crescer, opina, são os lucros. Segundo Matt, é utopia ganhar dinheiro com blogs. Há algumas exceções, como blogs renomados que “são minijornais”. Ele mesmo continua a blogar “porque gosta”. Escreve sobre tecnologia e publica, no endereço http://ma.tt.

Nenhum comentário:

 

Coloque seu e-mail para receber novidades:

Enviado por FeedBurner