segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Software brasileiro que entende os animais

Pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) criaram um software que interpreta os sons emitidos por porcos, aves e bovinos.

O grupo da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp levou cerca de quatro anos para desenvolver o programa, que permite avaliar se os animais estão com frio, fome, medo ou frustração. Segundo Daniella Jorge de Moura, coordenadora do projeto, o objetivo é garantir a qualidade da carne, que é influenciada pelo bem-estar dos animais. “Há uma preocupação dos países importadores em garantir isso”, explica ela.

A equipe optou por trabalhar com suínos para desenvolver o software. “Os suínos têm a maior variedade de sons entre os animais que trabalhamos”, justifica ela.

A equipe coletou sons de mais de 100 animais de diferentes idades, em diferentes contextos. Com a biblioteca em mãos, Wagner Tomé Silva, mestre em Engenharia Agrícola pela Unicamp, desenvolveu o programa de vocalização.

Munidos de um laptop com microfone e o software instalado, os produtores podem avaliar o bem-estar da sua criação e aprimorar a qualidade da carne produzida.

Nenhum comentário:

 

Coloque seu e-mail para receber novidades:

Enviado por FeedBurner