segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Voto via internet no Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda a possibilidade de, no futuro, os eleitores utilizarem a web para votar. E isso mesmo adeus filas, adeus mesários, adeus transtornos de sair de casa.

Teremos muito mais plebiscitos e referendos. Uma evolução nesse sentido é viável e possibilitará, via internet, o voto sem sair de casa”, declarou o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE.

Mas o assunto não e novidade, no ano passado foi divulgado um projeto, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). O PL 311/07 trata da possibilidade de voto via internet para os menores de 18 e maiores de 16 anos, para quem o voto é facultativo. A autenticação seria por meio de assinatura digital. Mas o projeto ainda esta pra ser aprovado, ou não.

Enquanto isso não acontece o presidente do TRE afirmou que as urna biométrica, utilizada por alguns municípios durante o primeiro turno, deve ser adotada futuramente em todo o País. “O cadastro biométrico dos eleitores será muito trabalhoso, mas é possível viabilizar a urna biométrica num tempo médio de 8 anos”.

Nenhum comentário:

 

Coloque seu e-mail para receber novidades:

Enviado por FeedBurner